Biocêntricos

A bióloga pesquisadora e escritora Janine Benyus é a responsável por popularizar o termo biomimetismo a partir da publicação do seu livro: “Biomimética: Inovação inspirada pela Natureza”, em 1997.

No livro, ela reflete que para resolver os desafios enfrentados pela sociedade, devemos aprender através dos ensinamentos da Natureza, para que possamos criar produtos, processos e políticas mais sustentáveis .

A natureza como modelo - A biomimética imita os modelos da natureza, ou inspira-se neles ou em seus processos para solucionar os problemas humanos; uma célula de energia solar, por exemplo, inspirada numa folha,

A natureza como medida - O padrão ecológico é o instrumento usado para avaliar a correção das nossas inovações. Após 3,8 bilhões de anos de evolução a natureza aprendeu o que funciona, o que é adequado, o que é durável.

A natureza como mentora - Como uma nova forma de considerar e valorizar a natureza, a biomimética inaugura uma era baseada não no que podemos extrair da natureza, mas no que podemos aprender com ela.

Em 2006, Janine co-fundou o Biomimicry Institute, uma organização sem fins lucrativos dedicado à discussão, mobilização e divulgação de iniciativas que trazem o biomimetismo como soluções para desafios confrontados pela população mundial.

A cineasta Fernanda Heinz Figueiredo produz conteúdos audiovisuais relacionados à educação, cultura e ao desenvolvimento sustentável.

Sementes do Nosso Quintal (2014) foi seu primeiro longa, lançado na Ciranda de Filmes, e retrata a experiência de sua primeira escola quintal, a Te-Arte, sendo premiado pelo público da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do Festival du Film d’Éducation na França.

Agora em 2022, Fernanda lança em parceria com Ataliba Benaim, na 46 Mostra Internacional de Cinema de São Paulo o filme : Biocêntricos. Este filme traz como narradora: Janine Benyus e revela a presença de pessoas inspiradoras no Brasil, dedicados ao trabalho de mudar nossa relação com a Natureza.

Veja o trailer do filme :

Através dos olhos e da voz da bióloga Janine Benyus, o longa de não-ficção “Biocêntricos” conduz o espectador por diversos cantos do planeta para revelar o nascimento e os princípios que orientam a biomimética, uma metodologia transdisciplinar de inovação inspirada na natureza. Como um hub conectando saberes, culturas, tecnologias naturais e iniciativas que escolhem a continuidade da vida como premissa de seus projetos, a carismática ativista nos propõe uma agenda comum, uma nova postura e uma ferramenta que está na ponta da lança da ciência contemporânea para enfrentarmos os desafios globais que temos pela frente.

Acompanhe as sessões do filme no site : https://biocentricos.com.br/

Somos todos Biocêntricos !

Divulgue e participe da campanha

Anterior
Anterior

Legado criativo: é possível ?

Próximo
Próximo

Es Devlin e a paixão pela luz