arké
as cartas
do caminho

Vivemos uma expansão e fragmentação das profissões, que sob impacto e influência das tecnologias se alteram exigindo nossa permanente regeneração.

É preciso distinguir o que é acidental do que é essencial; por exemplo : a arte de escrever foi alterada na sua forma ; da forma manuscrita ao digital das nuvens, mas a essência da escrita, o desejo de grafar a experiência continua pulsando como uma necessidade humana; ou como expressa o filósofo Louis Lavelle:

“Tudo o que se escreve é um diálogo consigo mesmo, isto é, com os outros homens.

Falamos com eles, desejamos persuadi-los e não prosseguiríamos por muito tempo no caminho se a cada passo não se ouvissem suas respostas mudas. Elas mantêm e renovam, indefinidamente, o movimento de nosso pensamento.”

A característica fundamental da nossa mentoria é a disposição para aprendizagem autodirigida, a cocriação criativa e o“labor intus” : trabalho psíquico interior.

As etapas do processo

01/ A solidez do percurso: o esforço de rever hábitos e mentalidades arraigadas que impedem o desenvolvimento pessoal e profissional.

02/A profundidade das camadas meditativas: os deslocamentos conceituais e a alteridade provocada nas conversas individuais/experiências. Neste sentido cada Residência é singular e apresenta as particularidades de quem percorre o caminho. Como atenta o escritor, Guimarães Rosa :

Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”

03/ Os processos criativos : reconhecer os projetos poéticos, comunicar e memorar os desafios realizados no processo com consistência e persistência. Você pode acompanhar o estudo destes trajetos criativos em nosso podcast .

https://anchor.fm/residenciacriativa/

Há em nós uma mudez que espera tornar-se linguagem

Você não sabe como explicar mas a pessoa que está te escutando é atenta, seus olhos brilham.

Ela desperta em você um sentimento de confiança e tateando você busca as palavras, os símbolos que te ajudem a expressar aquela dúvida ou angústia que atrapalha a sua vida criativa. Conversar é um ato de profunda alquimia.

Uma série de encontros, escritas, mini-projetos, experiências de criação e fruição artística, boas risadas e choros podem deslindar aquele nó que te impede o próximo passo.

Ao longo das Residências criativas fui co-criando com o Gustavo Santos e a Beatriz Padial uma sequência de processos de atenção e intenção educativa.

Desenvolvemos um baralho para mediar as prosas, desembaralhando pensamentos, gerando novos inícios e destravando caminhos que pareciam inatingíveis.

Cada pessoa, no seu caminho, tem seu mapa, e busca sua própria bússola para seu processo de amadurecimento e evolvimento.

Quando se está numa relação dialógica e direta, a percepção de si mesmo e dos próprios processos de aprender a aprender pode ser mais apurada. É uma escuta de si mediada pelo outro, que permite uma correção mais delicada das perspectivas.

Criamos um ciclo de trabalho que é personalizado e mediado conforme o tema e a necessidade do processo.

Fazemos com você

Todo o trabalho da Residência criativa e das mentorias é feito em co-criação. Isto quer dizer que necessita de um vínculo, um compromisso de participação ativa.

O que dividimos ? O percurso criativo.

O mentor media as sutilezas do processo educativo e comunicativo.

Meditamos juntos sobre o percurso percorrido, lendo as pequenas mudanças de comportamento e vontade, que alteram o próprio caminhar.

Na Residência criativa fazemos juntos: a presença é o grande diferencial.

MENTORAS :

ADRIANA COSTA
https://www.linkedin.com/in/adrianacosta1/

BIA PADIAL
linkedin.com/in/beatriz-padial-59285762

Blog sobre o ARKÉ : mentorias