Cuid@dorias: Saúde e Integridade psíquica (2020 - 2022)

Integridade Psíquica em momentos de crise

A forma da personalidade humana é um modo de enfrentamento dos problemas vitais que se apresenta ao indivíduo num dado momento de sua existência.

A própria vida, no exercício da razão, amplia a extensão do seu repertório conhecido, o que desestabiliza a capacidade de integração deste novo saber dentro do horizonte constituído.

Vivemos um equilíbrio dinâmico entre o saber e o não saber, que constantemente é reformulado. Nestes momentos de descompasso cognitivo se intensificam nossas exigências compreensivas e ao mesmo tempo aflora a distância entre as nossas escolhas e as nossas potencialidades.

O descompasso evidente entre o crescente acúmulo de experiências, no decorrer do tempo e a nossa capacidade limitada de dar coerência e expressão a essa massa de fatos; é o cerne do trabalho psíquico.

Em contextos extremos : guerra, revolução, miséria, epidemias é fundamental ponderar com tranquilidade sobre as escolhas, mas normalmente, é exatamente a precipitação nas decisões e a ansiedade, o que se instala como clima geral nestes períodos de desordem social.

O conceito de alienação foi criado pelos estóicos, e apresenta um homem que se retira do próprio eu, um recuo da razão na existência. Um estado frágil, já que a pessoa se exime da sua responsabilidade consciente aderindo a respostas coletivas e generalizadas.

Seguindo os passos de Constantin Noica, percebi que a Literatura pode ser um bom espelho destes distúrbios psíquicos advindos da alienação.

Percebemos nas narrativas literárias as cegueiras dos personagens à respeito de sua própria circunstância, ou como diz o ditado popular, vemos muitas vezes a dinâmica de

“cortar o galho em que se apoiam” e consequentemente o desabamento no desespero ou tragédia como um reflexo de suas más escolhas.

Na Literatura podemos também compreender alguns momentos biográficos de crise, em que a integridade psíquica é abalada : a separação (Saul Bellow), as doenças (Thomas Mann), a morte de entes queridos ou a consciência da finitude(Tolstoi), as dificuldade do encontro amoroso (Henry James ).

Saiba mais sobre nossa pesquisa da relação entre a Psicopatologia e a Literatura em nosso podcast e blog http://psicopatologiaeliteratura.blogspot.com.

_____________

Créditos:

Idealização : Adriana Costa
Identidade visual : Mila Santoro
Participação especial : Beatriz Padial, Camila Rodrigues Leite
Parcerias : Literatura viral | Revista Pluriverso


Podcast e Blog sobre Psicopatologia e Literatura


Cuidadorias : pesquisa sobre cuidados de saúde física e mental

Canal de conversa . Instagram

Criando a sua farmácia viva de cuidados para o dia-a-dia. Aprendendo mais sobre o uso das ervas através de uma curadoria de lugares e saberes feito no blog : trilha das ervas

Vivências em ateliês customizados para produção de óleos essenciais e hidrolatos


Publicação
Psicopatologia e Literatura


Artigo Pluriverso
Psicopatologia e Literatura | Ep1 Dostoiévski e o mistério de ser homem