artigos
e publicações

Adriana Costa Adriana Costa

Favor fechar os olhos : um tempo de despreocupação

A aceleração destrói as estruturas próprias de sentido e tempo. O inquietante na experiência do tempo atual não é a aceleração como tal, mas sim a conclusão faltante, ou seja a falta de ritmo e compasso das coisas. Não apenas o tempo narrativo é uma conclusão. Também o instante que contenta e satisfaz é uma conclusão, pois ele é fechado em si próprio. Ele não tem, por assim dizer nada à sua volta. Ele repousa em si mesmo e se satisfaz consigo próprio. Assim, ele é sem passado e sem futuro, sem lembrança e nem espera, ou seja, se “cuidado” no sentido heideggeriana. Esta ausência de cuidado ( e preocupação) contenta.”

“Por falta de repouso nossa civilização caminha para uma nova barbárie “ seguindo esta profecia de Nietzche , Byung Chul Han escreve um pequeno e contundente livro : Sociedade do cansaço .

Leia mais
Adriana Costa Adriana Costa

Lugares de sonhares: a formiga verde de Herzog

No deserto australiano, um grupo de aborígenes tenta defender um território sagrado para seu povo: o lugar onde as formigas verdes sonham. O problema é que, por seus ricos recursos naturais, a região é de grande interesse para uma empresa multinacional de exploração mineral. Filme de Werner Herzog de 1984.

Leia mais
Adriana Costa Adriana Costa

Manuscritos : com o coração na mão

Imagem do diário de Frida Kahlo

Artistas das mais diferentes linguagens fazem uso de diários, cadernos e cartas para expressarem suas descobertas e angústias. Nestes espaços muitas vezes testam hipóteses criativas e refletem sobre sua busca na arte e consequentemente na vida

Leia mais
Adriana Costa Adriana Costa

Vik Muniz : a poética do (extra) ordinário

Obra com lixo para Novela Passione.

Vik Muniz é um artista plástico brasileiro que produz obras intrigantes. Além da pintura, ele trabalha com a produção de esculturas , fotografia, colagens ,…

Atualmente, Vik Muniz é conhecido mundialmente por suas obras inusitadas onde utiliza técnicas e materiais como alimentos, algodão, materiais recicláveis, cabelo, arame, serradura, pó, terra, recortes de revistas, pinturas e fotos.

Vem conhecer e se maravilhar com suas criações

Leia mais
Adriana Costa Adriana Costa

Vagalumear Residências criativas

“Alguns estão bem perto de nós, eles nos roçam na escuridão; outros partiram para além do horizonte, tentando reformar em outro lugar sua comunidade, sua minoria, seu desejo partilhado”, diz Didi-Huberman em seu livro : A Sobrevivência dos Vagalumes

Leia mais
Adriana Costa Adriana Costa

Eustáquio Neves : alquimia fotográfica

Fotógrafo : Eustáquio Neves

“O tempo é a construção de momentos; não é algo que se programe, mas são várias situações e fragmentos que se constituem no tempo e a imagem desse tempo é fragmentada”.

Leia mais
Adriana Costa Adriana Costa

O jogo imaginativo de Italo Calvino

“Devo dizer que a maior parte dos livros que escrevi e aqueles os quais tenho em mente de escrever, nascem da idéia de que escrever tal livro me parecia impossível.

Quando me convenço de que um certo tipo de livro está completamente distante das possibilidades do meu temperamento e das minhas capacidades técnicas, sento-me à escrivaninha e me ponho a escrevê-lo.”

Italo Calvino

Leia mais
Adriana Costa Adriana Costa

Es Devlin e a paixão pela luz

Esmeralda Devlin (conhecida como Es Devlin) nascida em 1971) é uma artista e cenógrafa que trabalha com diversas mídias, geralmente usando luminotecnia e projeções em formas esculturais cinéticas. Atualmente ela mora em Londres.

Leia mais
Adriana Costa Adriana Costa

Curadoria a contravento

Revista Pluriverso.

Grupo da Residência criativa sobre processos criativos na plataforma Pluriverso

Leia mais
Adriana Costa Adriana Costa

Os desdobramentos do saber

O saber explica, implica e complica.

O que as suas teias compreensivas falam sobre você ?

Os processos criativos nos envolvem de tal forma que quando vemos estamos morando neles .

#processocriativo #residenciacriativa #saber #explica #implica #complica #biosofia #paradigmas

Leia mais
Adriana Costa Adriana Costa

Escuta não oracular

O quanto você realmente se escuta ou simplesmente repete padrões de impossibilidades ?

Uma boa prosa para praticar um estado de atenção flutuante, exercer o silêncio dos seus preconceitos e se abrir para um "estado de ateliê".

Já ouviu falar de escuta não oracular ?

#escuta #ateliê #processoscriativos #biosofia #esfinge #residenciacriativa

Leia mais