Cinema e Literatura

2024 começou e com o novo ano vem as perguntas sobre o que será a programação dos Ateliês e das pesquisas da nossa Residência criativa no ano que se inicia.

A Residência criativa trabalha com ciclos de Doutorados livres e em fevereiro encerraremos o tema da Biosofia abrindo em setembro, as inscrições para a nova proposta temática que seguirá nos anos de 2025 e 2026.

Este entre tempo é um momento excelente para nutrir curadorias e conversas sobre as linguagens da Arte. Esta é a provocação que quero abrir neste artigo. Qual é a relação que você vive entre a Literatura e o Cinema ?

Todos nós já fizemos este caminho entre um livro e um filme, pode ser ler o livro e ver o filme ou vice versa.

Com a nova dinâmica do “streaming” temos um acesso mais intensivo e uma curadoria vasta de filmes a nossa disposição, podendo inclusive ver a variedade de interpretações no cinema de uma mesma obra literária. É interessante perceber que esta curadoria das diferentes interpretações era vivida na música, sempre temos um interprete musical favorito e agora podemos percorrer a mesma nutrição estética com filmes. Um exemplo é Madame Bovary de Flaubert que vem sendo refilmado com nuances de entendimento que acompanham mudanças visão da sociedade sobre as questões refletidas na obra.

Algumas vezes a influência da literatura em um cineasta não é tão direta, ele não traduz uma obra única do escritor mas tem inspiração do mesmo em diversas obras combinadas. É o caso do filme Sono de inverno do cineasta turco Nuri Bilge Ceylan. O roteiro foi escrito com sua esposa, a atriz e escritora Ebru Ceylan. O filme tem como cenário um lugar muito particular na Anatólia, a Capadócia que é formada de rochas calcárias esculpidas pelo tempo em cavernas naturais. 

O roteiro do filme foi inspirado em dois contos do escritor russo Anton Tchekhov. 

O primeiro é "The wife" que fala sobre um burocrata que se retira para o campo na intenção de escrever sobre os problemas sociais da Rússia e se vê cercado de pessoas passando fome na vila. Sua mulher indiferente o critica por suas ações, já que este tenta realizar um comitê de ajuda aos pobres. A relação fria e conflituosa do casal é muito semelhante no filme entre Aydin o protagonista e Nihal, sua esposa.

O segundo conto reflete a relação entre irmãos - no filme entre Aydin e Necla. No conto de Tchekhov : "Excellente people" temos um advogado executivo de uma companhia de trens que é interessado por literatura, um homem elegante e entusiasmado e sua apática irmã. É dela que surge a conversa de "resistir ao mal" uma questão fundamental na filosofia de Tolstói, uma pessoa que por amizade, influenciou diretamente a escrita de Tchekhov. 

É incrível perceber como a Literatura alimenta o Cinema e como pode ser rica a conversa entre estas duas linguagens.

E você tem um cineasta preferido ?

Já percebeu quais sãos as obras literárias que influenciam o processo criativo dele ?

Anterior
Anterior

Dormir é fundamental

Próximo
Próximo

O chama(do) de 2023