Cadernos de criação : Ronaldo Fraga e Portinari

“Antes eu achava que a moda mudava o mundo.
Não acho mais.
Quem muda o mundo são as pessoas.
Mas a moda pode mudar as pessoas
— Ronaldo Fraga

Fraga consegue capturar, transcriar e traduzir cultura brasileira. O estilista e pesquisador consegue fazer de cenas corriqueiras, peças de moda. As cenas do cotidiano tornam-se temas principais para a produção de suas coleções. Para cada coleção, elabora um caderno de campo no qual registra o seu processo de criação: cores, croquis, tecidos, modelos, polaroides das provas de roupa, recorte de livros e revistas. O artista diz :

“Cada caderno tem um formato diferente, por exemplo, na coleção “Turista Aprendiz do Sertão”, como eu fui muito para o sertão e não queria carregar muito peso, eu precisei de um caderno pequeno, mas eu tenho coleções que os cadernos são imensos, são cadernos de mesa mesmo. Essa coisa de caderninho de anotações permite que eu me organize, na relação com o objeto pesquisado. Ali a coleção começa a tomar corpo, a tomar forma. Desde a primeira página, depois que a coleção está pronta, você olha e diz:

“Nossa, foi tudo tão fácil, foi tudo tão didático”, mas claro que nem tudo foi assim.

Nos sketchbooks de Fraga, veem-se croquis, releases, fotos, desfiles, entrevistas, vídeos, notícias, elementos que contam a trajetória em formas de expressão intersemiótica. A linguagem pictórica mistura-se com a escrita, com a sonora, criando teias não mais possíveis de serem desfeitas. Essa “mistura” é responsável pela possibilidade de comunicação entre os mais diferentes profissionais envolvidos no processo.

É por meio dessas informações que o costureiro vai saber como deve executar seu trabalho, mas será também por meio dela que o modelista, o maquiador, o cabeleireiro e todos os demais profissionais saberão o que fazer para que haja sincronicidade de ações e unidade visual.

Podemos perceber nos cadernos um percurso de experimentações , a impressão nos esboços da obra, de escolhas feitas pelo artista e postas em testes. As diferentes hipóteses vão sendo postas à prova, gerando, muitas vezes, mudanças responsáveis por novas formas . Desses esboços, o estilista faz um refinamento das peças que mais se adequam à proposta, selecionando os produtos e as formas. Seleciona e edita suas ideias para formar uma coleção coerente, coesa, equilibrada e harmoniosa. Nessa parte, o estilista identifica as peças-chave da coleção, peças que possuem os elementos que mais lhe agradam.

Na coleção de verão 2014/2015, na SPFW, o estilista resolveu trabalhar com “Os Cadernos Secretos de Portinari”, inspirado na vida e nas obras do artista plástico Cândido Portinari, e que para ele ,representa o amor do artista pelo seu país.

As primeiras informações que aparecem na coleção como elementos visuais marcantes são as formas geométricas presentes nos losangos, nas bolsas em formato de pipa que foram inspiradas pelos quadros em que Portinari retratou sua infância na sua cidade natal, Brodowski. Portinari pintou brincadeiras de criança, como soltar pipa: brincadeira representada em algumas obras, como nos quadros “Crianças soltando pipa” (1932), “Brodowski” (1942), “Espantalho, Pipas e Balões”, (1940), os quadros intitulados “Meninos soltando pipas” (1941), (1943), (1947), (1951), (1952),

Saiba mais sobre a obra de Portinari

http://www.portinari.org.br/

Os rastros deixados nos registros do processo criativo revelam nexos entre o mundo existente e o novo mundo e expõem a singularidade do artista. A inovação surge, nessa perspectiva, da escolha, combinação, associação de elementos que, ao serem assim conectados, geram transformação. Como diz Salles no seu livro : “De modo geral, pode-se dizer que o artista faz provisões: recolhe, junta e acumula o que lhe parece necessário. São registros verbais, visuais ou sonoros de apropriação do mundo”

Fraga usa a pesquisa como um método de tradução criativa, cria diagramas para visualizar o seu processo. O artista explica:

Moda é a escrita pessoal de cada um, a roupa é uma página em branco que você compra na loja para poder criar a sua escrita, desenhar o seu personagem “

Ele busca entender em suas coleções o Imaginário brasileiro e traz nos seu caderno esta universo intersemiótico vivo da sua busca.

Te deixo pra finalizar com a Playlist de sua coleção : Terra de Gigantes uma seleção brincante e irreverente :

Playlist Terra de Gigantes

Escute o áudio deste episódio no nosso Podcast

- Eu sou formado em Estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e pós-graduado na Parsons School (NY) e Central Saint Martins (UK). Eu entrei na moda, ou ofício da moda pelo desenho, pelo registro gráfico, pela possibilidade da construção de memória gráfica, pelo diálogo da memória gráfica para vestir. Hoje o que me dá mais prazer é, justamente, esse lugar que a moda permite como um vetor interdisciplinar, que sem dúvida alguma tem o poder de comunicação mais poderoso no mundo moderno.

https://www.domestika.org/pt/ronaldofragadesign

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